• Contacto geral: +351 256 420 790 (Chamada rede fixa nacional)
  • email: geral@scmvlc.pt
Santa Casa de Misericórdia de Vale de Cambra

Acolhimento Familiar


logotipo AF

A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra abraçou uma nova resposta social – Acolhimento Familiar – que abrange todo o distrito de Aveiro.

A resposta tem como objetivo acompanhar famílias que se disponibilizam a acolher crianças sinalizadas pelos Tribunais (dos 0-18 anos sendo que as crianças 0-6 têm prioridade), enquanto não regressam à sua família de origem ou outra solução familiar, nomeadamente a adoção.

O Acolhimento Familiar é um novo desígnio nacional, uma vez que Portugal é um dos países da União Europeia com a mais baixa percentagem de famílias de acolhimento, pelo que, para se alterar esta realidade, só com o empenho de todos será possível devolver a cada criança a esperança de um futuro melhor (atualmente cerca de 6.000 crianças/jovens encontram-se sinalizadas).

“Um coração com espaço para mais“ é o slogan associado ao Acolhimento Familiar, subjacente à ideia de que no seio de uma família há espaço para amar, acolher e cuidar de mais uma criança. O logótipo da resposta social espelha essa mesma mensagem: um coração aberto com o símbolo de um agregado familiar.

 

Para se candidatar a Família de Acolhimento, estão disponíveis os seguintes contactos:

Coordenação: 913 813 153 acolhimentofamiliar@scmvlc.pt

Serviço Social: 913 813 537 servicosocialafamiliar@scmvlc.pt

Psicologia: 913 813 161 psicologiaafamiliar@scmvlc.pt

REQUERIMENTO A ACOLHIMENTO FAMILIAR

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL A CANDIDATO DE FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO